sábado, julho 11, 2009

O uso indevido do Photoshop

Postei a matéria abaixo com conteúdo integral do www.comunique-se.com.br, para que os profissionais da nossa terra reflitam na hora de copiar e fazer pequenas alterações nos seus trabalhos. Quem conhece, descobre o recurso utilizado.

New York Times publica imagens alteradas digitalmenteDa Redação
No último domingo (05/07), a revista Magazine, encartada no New York Times, trouxe uma fotorreportagem sobre o abandono de projetos imobiliários causado pela crise. O problema é que as imagens foram digitalmente alteradas.

A galeria foi retirada do site do NYT no dia 08/07 e, em seu lugar, foi publicada uma nota do editor, na qual o jornal reconhece que as imagens foram alteradas.

“Se os editores soubessem que as fotografias tinham sido manipuladas digitalmente, eles não teriam publicado o ensaio, que foi removido do NYTimes.com”, diz a nota.

O autor das imagens é o fotógrafo português Edgar Martins. Ele foi contratado para viajar pelos Estados Unidos fotografando obras imobiliárias inacabadas. Foram 21 dias de viagem, por 19 cidades, e mais de uma centena de imagens produzidas. Para o ensaio publicado, seis foram utilizadas.

Fotógrafo admite ter usado o Photoshop
Em entrevista ao site Publico.PT, Martins reconhece ter utilizado o famoso programa de edição de imagens Photoshop, mas nega manipulação. Ele alega ter recorrido à ferramenta para transmitir intencionalmente a ideia de um mundo paralelo. Todas as imagens produzidas eram “espelhadas”.

“Não foi uma alteração para servir a estética. É uma mensagem que eu quero passar da dualidade entre a aspiração e o excesso, a ruína e a decadência”, comenta Martins.


"Sabia que ia desafiar as convenções do jornalismo"
Sobre a polêmica, diz que ela já era esperada e afirma que “o problema foi o New York Times ter vendido a história como vendeu”.

“Sabia que ia desafiar as convenções do jornalismo. Eu não fui para observar, fui para comentar (...). Perguntaram-me se instiguei este debate deliberadamente e eu respondi que não, mas que de certa forma estava à espera dele. E vai prolongar-se. Tenho uma fotografia que mostra um tijolo em cima de uma esponja, que traduz a fragilidade desta situação. Toda a realidade é uma construção”.


Fonte: Comunique-se
Autor: Comunique-se




Nenhum comentário: