Mercado Negro
A situação da publicidade em Rondônia está cada vez mais deteriorada. Alguns veículos de comunicação passam deseperadamente por cima das agências, para conseguir clientes e aumentar faturamento sem pagar a comissão devida. Isso é um total desrespeito ao CENP – Conselho Executivo de Normas - Padrões.
Exemplo disso é o que pratica um diretor comercial de um canal de TV com grande audiência. Ele capta clientes e oferece descontos vantajosos para fecharem os contratos diretamente com o setor comercial da emissora, prejudicando agências e produtoras. Agora resta saber se emissora tem conhecimento dessa vantajosa atitude que causa suspeita de ganhos extras. Inclusive isso foi já visto e punido num passado não muito distante.
O detalhe é que essa comissão não sai dos cofres da emissora, é simplesmente pago pelo cliente contratado.
Agência de Publicidade.
É pessoa jurídica especializada na arte e técnica publicitária que, através de especialistas, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de clientes-anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir idéias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições colocadas deste mesmo público. (Sant’ Anna – 2002, p. 241).
CENP
O Conselho Executivo das Normas-Padrão é uma entidade criada pelo mercado publicitário para fazer cumprir as Normas-Padrão da atividade publicitária, documento básico que define as condutas e regras das melhores práticas éticas e comerciais entre os principais agentes da publicidade brasileira.
Um Lembrete
O PAM (desculpe). O PAN 2007 no Rio de Janeiro está chegando.
Fique ligado.
Vai dar pra faturar.
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