
quarta-feira, agosto 29, 2007
4º Prêmio Sinjor de Jornalismo é lançado oficialmente hoje à noite; Sindicato anuncia premiação recorde.
Só muda a premiação
A diretoria do Sinjor, através do presidente Marcos Grutzmacher, confirma que a edição do prêmio deste ano continuará com o mesmo número de categorias (Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Meio Ambiente e Charge), mas a premiação em algumas delas será maior do que nos anos anteriores.
De fora
A surpresa é que mais uma vez o webjornalismo ficou de fora. O interessante que o sindicato envia material de divulgação e convites para os sites. E ainda pede o apoio e a participação de todos.
O que falta?
Será que é falta de interesse dos sites em participar do prêmio?
Ou será que é uma forma do Sinjor retaliar os sites?
Promessa
O presidente do Sinjor, Marcos Grutzmacher, fez uma promessa de que o repórter cinematográfico iria ser premiado esse ano na categoria de Telejornalismo. Resta esperar se o presidente irá cumprir.
Clássicos
terça-feira, agosto 28, 2007
Transformações na TV
Web como aliada
Dirigindo-se aos diretores da indústria da televisão, Cerf encorajou-os a parar de ver a internet como uma ameaça à sobrevivência do meio de comunicação em vez de uma grande oportunidade. O especialista americano, que criou os protocolos TCP/IP usados atualmente, previu que em breve a maioria verá a televisão pela internet. Esta revolução pode significar a morte dos canais tradicionais em favor de novos serviços interativos.
Por outro lado, o "Pai da internet" advertiu que não se deve crer que o aumento do vídeo na rede poderia causar seu colapso e disse que "estamos ainda longe de esgotar sua capacidade".
Fonte: G1.com.br
Globo coloca teste de HD no ar.
A Globo considera que o grande negócio da TV digital é o HDTV e que é uma evolução que tira a síndrome de rádio AM da televisão analógica.
A emissora estuda as aplicações da televisão digital desde a década de 90. Depois de tantos anos chegou o momento da grande prova: as transmissões na cidade de São Paulo, seu maior mercado.
Nasce no início de setembro a Rede de intercâmbio de TVs públicas.
terça-feira, agosto 21, 2007
Ótima Reportagem
Excelente Rally e Péssima Matéria
Pobreza
Virando Moda
Estrutura de Primeira
Solidariedade
Entre em contato com o email: luka.ribeiro@gmail.com ou luka.ribeiro@ibest.com.br
sexta-feira, agosto 17, 2007
O 5º FestCine Amazônia valoriza produções realizadas a partir do ano 2000

Com o intuito de valorizar obras relacionadas ao tema ambiental e outros gêneros, o 5º FestCine Amazônia está aceitando a inscrição de produções realizadas à partir do ano 2000. Com essa iniciativa os realizadores do festival esperam que produtores de filmes e vídeos tornem públicos seus trabalhos, conquistando o devido lugar no universo cultural.
Normalmente nos festivais que se realizam pelo país são aceitos filmes e vídeos produzidos com até dois anos. Com a iniciativa os produtores esperam receber mais trabalhos e ajudar a resgatar imagens que hoje estão reservadas a prateleiras, quando deveriam ocupar o espaço de salas de exibições, incentivando centenas de produtores independentes espalhados pelo território nacional e mesmo de outros países.
Os interessados em participar do FestCine Amazônia têm até o dia 31 de agosto para se inscreverem.
O evento é consagrado e mobiliza cineastas e videomakers de toda região Norte do Brasil e até do exterior. O FestCine Amazônia tem como foco principal temas ligados à natureza, mas oferece premiação a outros gêneros, como animação, documentários, ficção e experimentais.
Embora a temática ambiental seja o foco principal os organizadores esperam receber muitas produções ligadas ao habitat urbano e questões reflexivas.
As inscrições podem ser feitas on line em http://www.festcineamazonia.com.br/
Editor ou operador de emendar vídeos?
Imitação Fajuta
O cara tenta imitar o Regis Rösing, simplesmente um dos melhores jornalistas esportivo da rede Globo. É claro e evidente que não passa nem perto da qualidade e competência de Regis.
terça-feira, agosto 14, 2007
Técnicas de Reportagem - TV
Depois de conversar com alguns acadêmicos de jornalismo sobre técnicas utilizadas em reportagens. divulgarei algumas dicas no blog sobre o assunto. Servirá para tirar dúvidas e possibilitar novos conhecimentos.
Repórter
É quem faz a matéria junto com uma equipe de externa (repórter cinematográfico e auxiliar) Não existe telejornal sem a equipe. A função do repórter é produzir a matéria. Deve preocupar-se com texto e imagem, deve casar as entrevistas com as informações disponíveis no texto, deve também preocupar-se com postura, voz e aparência, deve dividir todas as informações com a equipe para que todos saibam o objetivo da matéria.
Matéria: O mesmo que reportagem. É o que é publicado no veículo de comunicação.
Matéria bruta: fita não editada.
Retranca: Identificação da matéria. É o nome que a reportagem tem. É usado apenas internamente e destaca apenas duas palavras do VT (Ex: INFLAÇÃO/COMÉRCIO).
Cabeça da matéria ou cabeça do vt: É o lide da matéria. Quem lê é sempre o apresentador que introduz o assunto da matéria feita pelo repórter.
Stand-up: Quando o repórter faz uma gravação no local do acontecimento para transmitir informações do fato. É usado quando a notícia que o repórter tem que dar é tão importante que, mesmo sem imagem, vale a pena.
O relatório de reportagem deve ter:
Cabeça: Sempre rascunhe uma cabeça para a matéria. A primeira frase quase sempre é uma manchete, uma frase afirmativa. A segunda explica a afirmação e introduz o assunto.
Off: Texto feito pelo repórter com base nas imagens oferecidas pela equipe de reportagem.
Passagem: É o momento que o repórter aparece na matéria. É ela que dá credibilidade ao que está sendo veiculado. A passagem pode ser usada para descrever algo que não temos imagem, destacar uma informação dentre outras, unirem duas situações, destacar um entrevistado ou criar uma passagem participativa.
Atenção!
Coloque o microfone a um palmo da boca. O repórter pode gesticular com mãos na passagem, mas entre um gesto e outro deve intercalar com posições neutras.
Sonoras: São as entrevistas gravadas e para fazê-las é preciso, antes de tudo, tirar todas as dúvidas com o entrevistado. Fique alerta, pois neste momento o repórter cinematográfico irá gravar as imagens da entrevista e logo após o contra-plano (imagem do repórter fazendo perguntas para o entrevistado).
Grave na fita o nome do entrevistado e o cargo que ocupa. O repórter de televisão deve, sempre que possível, obter do entrevistado respostas curtas. Nos telejornais uma sonora com mais de trinta segundos é considerada longa.
Passagem: Gravação feita pelo repórter no local do acontecimento, com informações a serem usadas no meio da matéria. É o momento em que o repórter aparece na matéria para destacar um aspecto da matéria.
Som ambiente: Diversos sons colhidos no momento da gravação da matéria. São buzinas, chuva, execução de sentença, torcedores gritando o nome do time, informações de áudio que vão ajudar no fechamento da matéria.
Teaser: Depois de concluída a gravação da matéria faça o teaser. Este formato de notícia é uma manchete gravada pelo próprio repórter que será inserida na escalada.
quarta-feira, agosto 08, 2007
Matéria Nacional
Confira no link do Portal G1.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM710338-7823-TECNOLOGIA+SALVA+VIDAS+NA+AMAZONIA,00.html
Brilho na Imagem
Valorizar os Cineastas
terça-feira, agosto 07, 2007
Sucesso Garantido

Senac
Padrão Globo
Grupo Cultural e Musical de Nazaré
Disconcordou
Mais uma
segunda-feira, agosto 06, 2007
Dê Um Sorriso de Alegria, Perguntas e Zoom.

DÊ UM SORRISO DE ALEGRIA
Uma iniciativa que nasceu há cinco anos do sonho de um grupo de acadêmicos e que hoje são graduados em Administração, está dando certo.
Esse grupo, juntamente com alguns amigos, trabalha no sentido de ajudar crianças de famílias carentes que realmente precisam de apoio e carinho fraterno.
Estamos pedindo seu apoio para realizar mais uma ação social em benefício das crianças que residem na Zona Leste de Porto Velho. O evento que acontece no dia 12 de outubro de 2007 será realizado no CENTRO LAR FABIANO DE CRISTO (ICEAL).
A campanha tem por objetivo angariar objetos, alimentos, roupas e outros artigos de primeira necessidade para distribuição nas comunidades carentes previamente cadastradas. Para isso, se faz necessário a arrecadação de 2.500 brinquedos, 2.500 Kg de alimentos não perecíveis, roupas, calçados e utensílios de primeira necessidade e 3.000 lanches (cachorro quente, refrigerante, sorvete e pipoca, que serão distribuídos no dia do evento.
A idéia é proporcionar um dia de lazer, com exposições de vídeos, palestras, além de atendimento na área da saúde e higiene, corte de cabelo, danças, brincadeiras, palhaços e brinquedos como: cama elástica, piscina de bolinha e balões infláveis. Tudo com alegria, carinho e muita atenção.
É de extrema necessidade que uma campanha como essa firme parcerias com empresas e colaboradores. Além de fortalecer o projeto, a sua empresa será divulgada através do material publicitário. A realização e coordenação da campanha estão a cargo do grupo que coordena o projeto, que conta com 10 coordenadores e 30 voluntários e colaboradores.
Você pode participar com doações de cestas básicas ou alimentos não-perecíveis, brinquedos, roupas, calçados, fraldas e lanches.
Contatos pelos telefones: 8401-2359.
E-mails: luka_crf@hotmail.com / luka.ribeiro@gmail.com.
-------------------------------------------------------------
Perguntas de eleitor/telespectador
-Seria possível a condenação de uma pessoa que vai em público através do horário político eleitoral e promete obras e serviços a população com intuito de ser eleito em eleições pra governador e prefeito?
-Os programas gratuitos gravados no horário político serviriam como prova do crime cometido?
-Se houvesse condenação, impediria a reeleição?
-------------------------------------------------------------
Fora do Padrão Globo
Os editores de imagens das matérias do jornalismo da TV Rondônia estão voltando a usar demasiadamente um recurso pouco praticado e muito criticado. O zoom.
O uso do zoom nas reportagens aumentou muito. Geralmente isso acontece quando a matéria vem da externa com poucas imagens, prejudicando o trabalho de edição.
Outra situação é quando o editor está com preguiça ou com pouco tempo pra editar.
quarta-feira, agosto 01, 2007
Quilombagem será exibido nesta sexta na UNIR
O documentário Quilombagem aborda o processo de formação e resistência da comunidade negra dos quilombos de Santo Antônio do Guaporé e Pedras Negras, na fronteira entre Brasil e Bolívia, a partir da ocupação do Vale do Guaporé no século XVIII pelos Reinos de Portugal e Espanha, para exploração do ouro com mão-de-obra escrava de negros trazidos de vários pontos da África.
Quilombagem promove uma revisão histórica, contextualizando o drama diário das comunidades com a falta de transporte, acesso precário à saúde e educação, a tragédia das famílias que foram expulsas para as cidades mais próximas, e o conflito fundiário instalado pelo Ibama, a partir da criação de uma reserva biológica no território quilombola.
O documentário tem duração de 52 minutos, com trilha sonora de Nana Vasconcelos e co-produção de Jurandir Costa, CL Vídeo Produções, Fundação Cultural Iaripuna, através de seu Presidente Júlio Yriarte e Fundação Padre Anchieta - TV Cultura.
Quilombagem será exibido para todo o país no dia 09 de setembro, atingindo uma média de 03 milhões de telespectadores e será gerado pela TV Cultura de São Paulo em cadeia com todas as televisões educativas brasileiras.
O DOCTV, financiador do documentário Quilombagem é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta / TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC, com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD, que tem como objetivos gerais a regionalização da produção de documentários, a articulação de um circuito nacional de teledifusão e a viabilização de mercados para o documentário brasileiro.
Agende:
Exibição do filme: Quilombagem
Duração: 52 minutos/2007
Direção: Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis
Trilha Sonora: Nana Vasconcelos
Co-produção: Jurandir Costa / CL Vídeo Produções / Fundação Cultural Iaripuna / Fundação Padre Anchieta - TV Cultura
Dia 03 de agosto, 19h30min horas.
Auditório da Universidade Federal de Rondônia – Unir Centro
Entrada Franca.