A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) condenou a morte do repórter-cinematográfico Basel Faraj. Ele foi ferido durante um ataque aéreo realizado pelas forças israelenses na Faixa de Gaza em dezembro de 2008. Faraj morreu nesta terça-feira (06/01).
O cinegrafista trabalhava para a rede de TV argelina ENTV e para a Palestine Broadcast Production Company. Ele estava filmando em Gaza junto com os repórteres Mohamed Madi e Mohamed Al Tanany, além do cinegrafista do Canal 2 de Marrocos Khaled Abu Shammala. Todos foram feridos durante o ataque.
“Nós apoiamos nossos colegas na Palestina na luta contra os ataques de Israel contra jornalistas e imprensa (...). Israel está zombando do seu status de país democrático ao violar leis internacionais, ignorando sua própria Suprema Corte e mostrando desprezo pelas Nações Unidas ao desafiar suas obrigações sobre a Resolução 1738, que protege jornalistas em zonas de conflito”, disse o secretário-geral da FIJ, Aidan White.
Faraj é o segundo profissional de imprensa morto neste conflito na Faixa de Gaza. O fotógrafo Hamza Shahin morreu por causa de ferimentos causados por um ataque aéreo.
Fonte: Comunique-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário