sexta-feira, janeiro 09, 2009

Arquivo digital, câmeras RED e interatividade na TV

Front Porch Digital compra Samma Systems

Duas das mais ativas empresas na área de arquivos digitais para televisão acabam de se unir, num exemplo de integração de tecnologia e resposta ao mercado.

A Front Porch Digital com sede no Colorado, Estados Unidos, e centro de operações internacionais na França, é a empresa líder mundial em soluções de gestão de armazenamento de conteúdos (content storage management - CSM) para as indústrias de broadcast, mídia e entretenimento, enquanto a Samma Systems é uma empresa com sede em Nova York com créditos firmados na área de sistemas robotizados e automatizados para migração e preservação de grandes volumes de arquivos de vídeo diretamente em arquivos digitais.

Câmeras RED se espalham pelo país

As cultuadas câmeras digitais RED, que capturam com resolução de 4520 x 2540 pixels, ou 4k, estão recebendo constantes encomendas e, em breve, estarão presentes em maior quantidade no Brasil.

As primeiras câmeras chegaram ao país no final de agosto de 2007 e, de lá para cá, o número de pedidos fez criar uma lista de espera que somente acabou neste segundo semestre de 2008. Em São já encontra cerca de 15 REDs.

Parte do sucesso da RED é seu preço. No site oficial, o corpo da câmera digital sai por U$ 17.500. Ela tem dimensões de 30,5 x 16 x 13,2 cm, pesa 4,1 kg, e tem um sensor de imagem CMOS de 12 megapixels, com a dimensão de um quadro de película Super 35mm (24.4x13.7mm) – o que permite a captura de vídeo, sem compressão e com baixo ruído de sinal, na resolução de 4520 x 2540 pixels. A câmera não requer adaptadores para usar lentes de película 35mm, graças ao sensor de imagem do mesmo tamanho da área da película. Os acessórios podem ser os mesmos do 35mm. Além disso, de acordo com o fabricante, a RED permite futuros upgrades.

Interatividade à TV em março

A TV digital deverá contar com a interatividade do middleware Ginga até março do ano que vem. A afirmação é da diretora de Engenharia e Telecomunicações da TV Globo, Liliana Nakonechnyj, também presidente da Sociedade de Engenharia da Televisão (SET).

Segundo a executiva da emissora, a interatividade através do Ginga “está agora na sua fase final de padronização e, ainda no primeiro trimestre de 2009, deveremos começar a oferecê-la”.
Fonte: Produção Profissional

Nenhum comentário: