domingo, agosto 30, 2009

Filmes polêmicos confirmados para o Fest Cineamazônia – 7ª edição


Para a mostra competitiva as inscrições continuam abertas até o dia 4 de setembro
Porto Velho (RO) – Três filmes convidados para a 7ª edição do Fest Cineamazônia já estão confirmados: Espírito de Porco, Corumbiara, e Crianças da Amazônia. O festival acontece de 9 a 14 de novembro, em Porto Velho. As inscrições para a mostra competitiva continuam até o dia 4 de setembro. Os filmes e vídeos concorrem numa mesma bitola, nas categorias: Documentário, Ficção, Experimental, Animação e Vídeorreportagem Ambiental.
O documentário convidado Crianças da Amazônia, dirigido pela produtora Denise Zmekhol, conta a história da maior floresta do mundo. O filme foi gravado com a etnia Surui, em Cacoal, interior de Rondônia. O roteiro mostra que durante muito tempo o mundo desconhecia a Amazônia, até que uma grande estrada foi construída, trazendo desenvolvimento e impactos irreparáveis.
Outro filme polêmico que está confirmado é também foi gravado em Rondônia, é o documentário Corumbiara, do diretor Vicent Carelli, que traz registros do massacre de índios por fazendeiros, ocorridos no sul do estado em 1980. O roteiro retoma a denúncia feita pelo indigenista Marcelo Santos. Corumbiara foi vencedor do 37º Festival de Cinema de Gramado (RS) conquistando cinco prêmios, entre esses, melhor filme.
Já o documentário Espírito de Porco, dirigido pelos jornalistas Chico Faganello e Dauro Veras, mostra a cadeia de responsabilidade do setor de suinocultura, no estado de Santa Catarina. A criação confinada soma 50 milhões, dando uma proporção de 10 suínos para cada habitante. O filme tem uma narrativa didática e irônica, mostrando que o porco se humaniza e o homem se emporcalha.
Além de filmes convidados e da mostra competitiva, o Fest Cineamazônia estará promovendo oficinas técnicas e debates com diretores dos filmes. Para o curador, Jurandir Costa, “será uma oportunidade para os diretores e produtores locais terem acesso a novas informações e formatos cinematográficos”.

Nenhum comentário: