O filme produzido por artistas do Estado tem o Mapinguari como personagem principal
Porto Velho – A cada ano o Fest Cineamazônia abre espaço para animadores brasileiros projetarem suas criações na aberturado festival. Nesta 7ª edição o filme de abertura é produzido por artistas rondonienses, que trabalham com animação de vídeo. O tema central traz o Mapinguari como personagem principal, considerando ser o prêmio máximo do festival. O Fest Cineamazônia acontece de 7 a 12 de dezembro deste ano, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.
O filme de abertura é produzido pelos jovens artistas Fernando Caetano, Saulo de Souza, Francisco de Assis e Rick Richard, todos de Rondônia. O Festival pagará cachê para os diretores, bem como dará suporte técnico na montagem final e na sonorização. “É uma forma de valorizar e projetar a produção local com a mesma qualidade de produtores já consagrados no País,” considera Carlos Levy, um dos curadores do Festival.
O curador Jurandir Costa explica que já é tradição ter na abertura do Festival um filme de animação com o personagem Mapinguari, produzido com exclusividade. O Fest Cineamazônia é parceiro do Anima Mundi, o maior festival de animação das Américas. Marcos Magalhães, criador do Anima Mundi, já esteve em Porto Velho capacitando artistas locais para a criação de animação.
O primeiro diretor a produzir um filme de animação exclusivo para o Festival foi o cineasta da Bahia, Caó Cruz que produziu “Mapinguari - O Defensor da Floresta”.
Na edição seguinte, foi a vez de Lula Gonzaga cineasta de Pernambuco que realiza o Cine Anima - Oficina, Mostra de Cinema de Animação Itinerante, coordena o Ponto de Cultura Cinema de Animação do programa Cultura Viva em parceria do Minc/Fundarpe/ Governo de Pernambuco.
O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Semed, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário