quinta-feira, setembro 20, 2007

A PROMOÇÃO DIA DAS CRIANÇAS NÃO É CRIME
Mas a transmissão ao vivo do evento no programa do deputado federal é ilegal. A emissora que veicula o programa não é autorizada para transmissões ao vivo. Ela é uma retransmissora. Portanto, se houver transmissão do programa com a promoção, será feita de modo ilegal. Há, inclusive, o risco da Anatel multar a emissora. Agora, se o deputado tem influências em Brasília e na Anatel, é outra coisa. Mas não deixa de ser crime.

NÃO É DE HOJE E NEM DE ONTEM
Há mais de dois anos venho denunciando e criticando as irregularidades de algumas emissoras de televisão em Rondônia. Contudo, não é perseguição e nem falta de consideração com ninguém. Estou cansado de ver e ouvir que em nosso Estado tudo vale e tudo pode ser feito. É só ter influências, mesmo que seja de forma totalmente ilegal. Não concordo e não aceito isso. CANSEI!


__________________________________________________________


TIRANDO DÚVIDAS
Várias pessoas me indagaram sobre a tv digital e a tv a plasma, todas querem saber como funciona e como vai ser a transição dos sinais analógico para digital. Conheça agora um pouco de assunto.

Como funciona a TV a plasma?
A grande inovação desse tipo de aparelho está na forma como são ativados os pixels, os pequenos pontos luminosos que formam a imagem na tela. Na televisão tradicional, isso é feito por um feixe de elétrons, que é emitido dentro de um grande tubo, por isso o aparelho tem muita profundidade. Já no novo modelo, os pixels são minúsculas lâmpadas fluorescentes que contem em seu interior plasma, um gás carregado eletricamente que dá nome ao aparelho. Como as micro lâmpadas tem espessura equivalente a um fio de cabelo, o aparelho tem uma estrutura extremamente compacta, parecendo um quadro para pendurar na parede. Além de reduzir a profundidade para poucos centímetros, a nova tecnologia ainda aumenta a resolução da imagem em quase sete vezes. Outras vantagens são a tela plana, que evita distorções, e as imagens com mais cores e brilho, além de menos problemas de reflexo. Entretanto, o princípio usado para formar as imagens é basicamente o mesmo nas duas televisões. Os pixels distribuídos em linhas horizontais, da esquerda para direita, e de cima para baixo, não são ativados todos de uma só vez. Assim cada quadro da tela leva pouco mais de um milésimo de segundo para ser completado. E é exatamente essa seqüência de surgimento dos quadros que cria a ilusão de movimento.

O que é TV digital?
Sistema de transmissão de dados por meio de um código binário (a transmissão analógica é feita por ondas eletromagnéticas). O som e imagem são digitalizados, ou seja, transformados em séries que combinam os dígitos 0 e 1, mesma linguagem utilizada por computadores.

Quais são as vantagens?
Transmissão sem interferências, melhor qualidade de imagem e som, maior variedade de canais (até 150 podem ser recebidos), possibilidade de usar recursos interativos, como fazer compras em supermercados, acessar contas bancárias, escolher o ângulo de visão em partidas de futebol, acessar cenas de capítulos anteriores etc. O aparelho de televisão também pode ser utilizado para mandar e receber emails e acessar a Internet.

A qualidade da imagem é melhor?
Sim. A TV digital não tem transmissão falha. Ou o sinal chega bem ou não chega. É diferente da televisão atual, a analógica, que pode ter transmissão com fantasmas ou chuviscos.

Como é um aparelho de TV Digital?
Além das diferenças técnicas de recepção, o formato do aparelho digital é diferente do analógico. A tela da TV digital tem uma proporção de 16x9, mais horizontal e próxima do cinema. A atual é mais quadrada, com proporção 4x3.

Será preciso comprar um aparelho novo?
Não necessariamente. No período de transição, as emissoras devem ser obrigadas por lei a transmitir em digital e analógico. Há duas possibilidades de assistir TV digital: comprar um aparelho digital ou um decodificador que pode ser acoplado a qualquer aparelho analógico. Este aparelho transforma sinal digital em analógico para ser recebido pelo seu aparelho. Nesse caso, perde-se qualidade.

Como é a transmissão?
As informações digitalizadas são transmitidas por via aérea (com uso de satélite) ou terrestre (por ondas ou cabo). Depois serão decodificadas por uma caixa retangular conectada à televisão, chamada set top box.

Transmissão digital é sinônimo de alta definição?
Não. Todas as produções serão feitas em câmeras digitais, mas nem todas em alta definição (HD ou high definition). A imagem em HD se aproxima do cinema, sendo melhor que a simplesmente digital.

Fonte: Folha On Line

Nenhum comentário: