quarta-feira, maio 31, 2006

Dicas pra não falar ou ensinar errado - 02

Fitas de vídeo tem sua durabilidade aumentada se armazenadas, assim como os filmes fotográficos, em geladeira?
Emulsões fotográficas beneficiam-se realmente do frio, antes de serem expostas à luz dentro da câmera. Por este motivo, filmes dedicados a aplicações profissionais costumam ser armazenados em câmaras frias. No entanto isso nunca deve ser feito com fitas de vídeo. Entre outros problemas, como condensação de umidade no interior do cassete quando a fita é levada para um local menos frio (a fita não é vedada à entrada de ar em seu interior e este ar quente tem sua umidade natural condensada (transformada em água) ao entrar em contato com as partes frias no interior do cassete), o principal é a migração do lubrificante (de teor ácido) do mecanismo do cassete para a superfície da fita.

Armazenar fitas em prateleiras metálicas pode eventualmente com o tempo causar problemas de desmagnetização nas mesmas, ou mesmo alterar o campo magnético das partículas na superfície das fitas, devido à transmissão de campos eletromagnéticos?
Ao contrário, prateleiras metálicas são melhores do que as de madeira, por não serem combustíveis, por serem mais resistentes, não emitirem gases devido à evaporação de seladoras e vernizes e não absorverem umidade, como ocorre com a madeira não-selada. O campo magnético na prateleira metálica necessário para causar algum dano às fitas teria de ser muito intenso, o que poderia ocorrer em situações insólitas como um poderoso ímã / eletroímã conectado à prateleira, ou um grande motor elétrico cuja carcaça estivesse conectada eletricamente à mesma.

Fitas de vídeo devem sempre ser armazenadas após efetuar-se FF (Fast Forward) até o final da fita?
Este procedimento é comum no meio profissional de áudio, com o uso de fitas de áudio em rolo ou cassete a serem armazenadas por um longo período. Com o passar do tempo, eventualmente pode ocorrer a 'contaminação' magnética dos sons gravados em uma camada da fita para a camada adjacente. Essa transferência magnética, que ocorre de um trecho com forte magnetização (batida forte de um bumbo, por exemplo) para outro com pouca, chama-se 'print through'. Manter a fita na posição pós-FF não a evita, porém quando a fita é colocada em 'play' a cópia do som da outra camada (ouvida como ruído de fundo, em volume mais baixo) é tocada de trás para frente, sendo assim menos perceptível: é mais difícil identificar uma melodia tocada de trás para frente do que no modo normal. Fitas de vídeo dificilmente apresentam 'print through' em suas trilhas de áudio e não apresentam este problema em suas trilhas de vídeo. Neste caso, para fitas de vídeo a única indicação para armazenamento pós-FF é quando a operação Rewind do equipamento não re-enrola uniformemente a fita. Caso contrário é indiferente o armazenamento pós-FF ou pós-Rewind.

Nenhum comentário: