terça-feira, junho 06, 2006

Dicas pra não falar ou ensinar errado - 03

Colocar uma fita embolorada em um VCR ou câmera é prejudicial ao equipamento, pois ele poderá desenvolver bolor internamente, mesmo que a fita seja retirada logo a seguir?
O bolor é um fungo, que contém em seu interior milhares de minúsculas estruturas, denominadas esporos. Estes esporos possibilitam a propagação e disseminação do fungo, pois levados para outros locais onde não existe bolor, dão origem a novos focos nos locais onde caem. E o manuseio automático da fita por parte do equipamento facilita em muito esta contaminação, permitindo a liberação dos esporos devido aos movimentos bruscos efetuados para posicionar ou rebobinar a fita. O calor e a umidade do ar, se presentes, facilitam o crescimento e desenvolvimento do novo foco, condições não muito difíceis de serem reproduzidas dentro dos equipamentos, dependendo principalmente do local onde são operados.


Sendo o disco DVD uma mídia digital, os sinais de saída de áudio e vídeo de um DVD player são sinais digitais?
São sinais analógicos. Somente são digitais os arquivos de som e imagem armazenados no disco. Quando o DVD player lê o disco, envia o sinal digital lido para um conversor digital-analógico, que gera o sinal analógico que vai alimentar um aparelho de TV . As saídas mais utilizadas neste caso são a vídeo componentes (3 conectores do tipo RCA ou BNC para o sinal que combina cor e luminosidade das cores do sistema RGB), a SVHS (1 conector do tipo Y/C para cor e luminosidade separados) e a vídeo composto (1 conector do tipo RCA para cor e luminosidade combinados), todas, saídas analógicas. A maior qualidade da imagem em relação à de uma fita VHS, por exemplo, deve-se aos processos de produção e armazenamento digitais. O sinal digital lido do disco sofre perdas na conversão para analógico e também na transmissão através dos cabos do player ao aparelho de TV, porém estas perdas são mínimas e não chegam à percepção.


Um DVD player NTSC reproduzindo um filme no formato widescreen envia para um aparelho de TV de tela larga (16:9) um sinal analógico não-widescreen, no formato 4:3?
Isto acontece porque esta é a proporção do quadro no sinal NTSC. Quando a imagem é mais larga do que isso (widescreen), é normalmente gravada no DVD com faixas pretas acima e abaixo. Assim, a saída do player tem sempre o formato tradicional 4:3 ; se esta saída for conectada a um televisor comum, as barras pretas acima e abaixo aparecerão. Se for conectada a um televisor de tela larga, o processador interno da TV faz o ajuste da imagem existente dentro das faixas pretas para que a mesma se encaixe na tela, 'encolhendo-a' / 'esticando-a' ligeiramente até que ela encoste-se às bordas da tela. Ajustes opcionais nestes televisores permitem manter a proporção original do filme sem haver 'esticamento' / 'encolhimento' , porém com o acréscimo automático de faixas pretas. Isto ocorre porque nenhuma das diversas proporções utilizadas em cinema é exatamente igual à proporção 16:9, utilizada em sistemas de TV de alta definição (HDTV) e nos aparelhos de TV de tela larga.

Nenhum comentário: