quarta-feira, agosto 09, 2006

Alegrias, tristezas, realizações, decepções, amores e traições.

Contarei e farei um desabafo sobre alguns dos momentos que tive em campanhas eleitorais, momentos esses que marcaram a minha vida e minha profissão. Onze campanhas eleitorais, dos quais seis foram vitoriosas.Trabalhei como cinegrafista, produtor e diretor. Sinto orgulho, principalmente dessas que valorizaram o profissional de Rondônia, que pôde dar opinião, sugestão, pôde participar ativamente mostrando seu valor e profissionalismo nas campanhas eleitorais. Contribuindo e muito para o sucesso do candidato.

Primeira parte
Chiquilito Erse – 1985
Iniciarei pela campanha de Prefeito em 1985, tive a honra e o prazer de iniciar minha carreira com o saudoso Chiquilito Erse. Uma pessoa de fácil trabalho para captura de imagens, homem carismático, adorado pelo povo, não era preciso pedir e nem contratar pessoas para abraçá-lo ou pra sorrirem, demonstravam o carinho e afeto que sentiam pelo candidato, tudo com honestidade e fidelidade a Chiquilito. Foi uma experiência inesquecível, aprendi a conhecer o lado fotogênico de Erse, além de sua vaidade, integridade e seu caráter. Um homem que respeitava os profissionais de Rondônia.
O mais divertido nessa campanha, era a gravação com vereadores, tinha alguns que não sabiam pronunciar o nome e nem o número, era uma luta gravar com eles, mas a equipe era boa, o que facilitava o êxito da gravação, e esses candidatos saiam satisfeitos. Trabalhei com ótimas pessoas e comecei a aprender a ser um verdadeiro profissional. Conheci o grande Expedito Fraga (Dj Fraguinha), o Cláudio Alves, o Aroni, que iniciou como nosso Office-Boy, hoje é um ótimo cinegrafista em São Paulo, tinha o Uchoa, o melhor cinegrafista e produtor da época, que reside em Brasília e onde comanda sua produtora. Havia também o Tião, Aurélio, Pedro, Cris, Cícero, Edson, Gilberto e Junior. A produtora que fez a campanha foi a NPP-Propaganda que era do Toca, Paulo César e Rogério, esse último um ótimo profissional de marketing, que hoje reside em Goiânia. Na NPP, conheci os departamentos de produção, criação, redação, tráfego, mídia, arte final e atendimento de clientes e marketing, uma agência de verdade, o que é difícil de encontrar hoje em Porto Velho. Essa empresa trabalhava com profissionalismo e não deixava nada a desejar em relação às agências do sul do país. Equipamentos de qualidade, investimentos em todos os setores, principalmente na equipe de profissionais. Dos salários e que tenho mais saudade. Os diretores valorizavam a equipe, e pra se ter uma idéia, tinha gente com carteira assinada com 23 salários mínimos, e esse era um salário médio entre a equipe. Mas com o tempo, as agências que surgiram, desvalorizaram os trabalhos dessas pessoas, e hoje é esse leilão de quem paga menos, e quando paga.
Foi muito bom, colhi ótimos frutos, marcou meu início em campanhas.

Nenhum comentário: