terça-feira, agosto 08, 2006

Dicas pra não falar ou ensinar errado - 04

O CCD é um dispositivo digital?
Todo CCD é um dispositivo eletrônico analógico contendo inúmeros pontos onde a luz é captada e convertida em cargas elétricas, com intensidade proporcional à intensidade da luz que incidiu naquele ponto (daí o termo 'analógico'). Estas cargas elétricas nos pontos do CCD são então lidas por um circuito eletrônico e convertidas em um sinal elétrico analógico, que entra a seguir em um processador dentro da câmera que o converte para sinal elétrico digital. Portanto todo sinal gerado dentro de uma câmera, mesmo nos modelos digitais, tem início como sinal analógico.

Uma câmera analógica é uma câmera 'eletrônica' e uma câmera digital é uma câmera 'digital'?
As duas são eletrônicas, o que existe são os termos 'circuito eletrônico analógico' e 'circuito eletrônico digital’, cada um processando um tipo diferente de sinal. Ambos podem estar presentes tanto na câmera analógica (dependendo do modelo) como na digital.

Quanto maior a quantidade de pixels no CCD melhor a qualidade da imagem de uma câmera?
A qualidade da imagem de uma câmera depende de diversos fatores, dos quais a quantidade de pixels no CCD é apenas um deles. De fato, um CCD com mais pixels produz imagem mais detalhada e com mais nitidez do que outro com menos. Porém, esta vantagem pode facilmente ser suplantada por outros fatores. Um deles, a própria quantidade de CCDs: câmeras com 3 CCDs possuem melhor reprodução e resolução de cores do que câmeras com somente 1 CCD, ainda que com menos pixels nos 3 CCDs somados. Outro fator é o elemento óptico: uma objetiva pode ser construída com materiais de melhor qualidade do que outra pode ter lentes construídas com maior rigor e precisão do que outra pode ser mais luminosa do que outra. Um terceiro fator é a qualidade dos circuitos eletrônicos internos da câmera, correções automáticas, etc... Um quarto - e muito importante fator, o tipo de formato utilizado (VHS, SVHS, DV). Assim, somente é possível comparar-se a qualidade da imagem de duas câmeras em relação à quantidade de pixels no(s) CCD(s) se ambas tiverem todas as outras características equivalentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns!!!