segunda-feira, setembro 11, 2006

Campanha Eleitoral

Terceira parte
Jorge Kalume - 1988
Minha primeira experiência de campanha política fora do Estado de Rondônia, foi em Rio branco, capital do vizinho Estado do Acre. Sem dúvida foi uma campanha de muito trabalho, dedicação e de surpresas. Principalmente aos nossos adversários, demos um show de campanha. O interessante que a equipe era pequena, bem reduzida, mas com ótimos profissionais, dentre eles estavam o Cláudio, Paulo César, Janete, Sandro, Eliane Sinhazique, Wilson e Antônio. Excelentes pessoas.
Quando iniciou o horário eleitoral, o candidato a prefeito pelo PDS era Jorge Kalume que estava em 5º lugar nas pesquisas, e conseguimos através do programa eleitoral mudar o quadro. O candidato passou a liderar, e com isso deixamos os adversários desesperados, eles não contavam com esse crescimento de kalume. Um representante do candidato que estava na liderança, fez uma proposta para que eu e o Cláudio abandonássemos a campanha de Kalume, nos ofereceram uma grana alta, equivalente ao que ganharíamos durante 2 anos de trabalho. Nós não aceitamos, e essa atitude do adversário nos deu mais força e motivação pra continuarmos na campanha. Vale ressaltar que a produção do candidato favorito era feita por um dos diretores do programa Chico Anízio da Rede Globo. E esse marketeiro não acreditava no nosso profissionalismo, afinal éramos profissionais de Rondônia e Acre.
Mostramos o nosso potencial, ganhamos com o horário político na televisão, foi uma vitória maravilhosa. Uma equipe competente e inesquecível.
Foi mais uma campanha realizada pela NPP-Acre.


Bastidores de Campanha
Durante essa campanha de 1988, aconteceram momentos interessantes. Um desses que não esqueço, é das gravações dos candidatos a vereadores do PT, que realizávamos de madrugada, pois não podíamos fazê-la durante o dia, trabalhávamos pro PDS e esse não permitia as gravações. Resumindo fazíamos escondidos. Foi nessa ocasião que conheci a candidata a vereadora Marina Silva, hoje Ministra do Meio Ambiente, também o Nilson Mourão, Tabuada e o Marcos Afonso. Outro que conheci e fiz alguns trabalhos, foi Jorge Viana, atual governador do Acre, na época era engenheiro florestal da FUNTAC. Ficamos felizes após a contagem dos votos, pois a Marina e outros candidatos do PT pra quem trabalhamos, foram eleitos, foi ótimo e gratificante. A gravação era feita depois das 2 horas da manhã.

Nenhum comentário: