segunda-feira, maio 26, 2008

O CURTA SANTOS - festival santista de curtas metragens, esta com suas inscrições abertas.

MOSTRA OLHAR CAIÇARA, para curtas metragens produzidos no litoral paulista, MOSTRA OLHAR BRASILIS, para curtas metragens produzidos em todo o país, CURTACLIPE para videoclipes produzidos no litoral paulista e no país, vale acrescentar que os trabalhos podem ser inscritos a partir de qualquer data de sua produção.

MOSTRA CINEMA DA LIBERDADE
Para curtas ou longas metragens produzidos sobre o tema liberdade 68 o ano que nunca termina

40 ANOS DEPOIS
Uma ruptura na cultura mundial foi o ano de 1968, um marco invulgar que determinou novos conceitos e paradigmas, renovou o panorama social, político, filosófico e cultural, causando grande impacto no mundo. Imprimindo novos rumos à ordem social do planeta, eclodiram em todos os continentes os ventos libertários de uma mudança esperada e bem-vinda, oxigenando as relações humanas tão ainda endurecidas pelas duas guerras mundiais, período de intensa efervescência cultural, o mundo fica enfim mais complexo.

“Este é tempo de divisas”,

Tempo de gente cortada...
É tempo de meio silêncio,
de boca gelada e murmúrio,
palavra indireta,
aviso na esquina."

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Intelectuais, artistas, sindicalistas, trabalhadores e o povo lutando bravamente contra o período de exceção. Organizaram barreiras, piquetes, publicações alternativas, atos públicos, e os artistas foram os esteios da arte e do pensamento do período, no cinema, na música, nas artes plásticas, na literatura. Produziram libelos magníficos para contar a dor do momento e a esperança.
Santos, sede do: Curta Santos, talvez tenha sido a cidade mais estigmatizada e que mais sofreu perdas. Por mais de 20 anos ficou sem sua autonomia política, em seu porto no navio Raul Soares prenderam os inimigos do regime, trabalhadores e sindicalistas. Sindicatos ocupados, cidade sitiada, estudantes calados, mas aqui também o movimento cultural se disse presente em sua denúncia. Um clima de resistência ficou estabelecido entre seus cidadãos, e todos a partir do fato nefando, forjaram a luta pelos ideais de Liberdade, Democracia e restauro dos direitos civis.
Devemos reviver e estudar o período, sem cair diante do risco da sacralização. O momento impõe uma reflexão crítica e analítica, contudo, aproveitando-se do frescor que a indignação instiga, necessitamos trazer para a discussão no contemporâneo o mito da Liberdade.

CURTA A LIBERDADE
ciclo de filmes sobre a LIBERDADE

Homenageando os heróis da Liberdade:

Torquato Netto - 40 anos da NAVILOUCA
Plínio Marcos - 50 anos de dramaturgia
Maurice Legeard - 80 anos de cineclubismo brasileiro

www.curtasantos.com
www.curtasantos.com/inscricoes
www.curtasantos.com/blog

INFORMAÇÕES:

CURTA SANTOS

Junior Brassalotti
Diretor de Produção

Jr@curtasantos.com
msn: contaprojr@hotmail.com
Tel: (13) 3219 28 78 / 9714 33 57
www.curtasantos.com

Nenhum comentário: