quarta-feira, maio 14, 2008

Pedro Bial e Cinegrafista Jornalista

Pedro Bial fora do Fantástico
Pedro Bial não retornará à apresentação do Fantástico. O jornalista passará a fazer reportagens especiais para o programa e também para o Globo Esporte e o Jornal Nacional, além de cuidar do Big Brother Brasil. Zeca Camargo, que cobriu o período em que Bial apresentou o reality show e posteriormente suas férias, foi efetivado na apresentação.

A decisão faz parte da renovação pela qual o Fantástico vem passando desde o fim de 2007, incluindo dramaturgia ligada aos temas jornalísticos e mudanças na locução e apresentadores – Gloria Maria saiu do programa em dezembro.

Pedro Bial só volta ao vídeo em agosto, para os Jogos Olímpicos, voltando à reportagem em seguida. O jornalista apresentava o programa desde 1996.


Cinegrafista é jornalista
O Sindicato dos Jornalistas de Sergipe conseguiu em 09/04 ganhar uma ação civil pública contra o Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão e Jornais de Sergipe, para enquadrar, legalmente, o cinegrafista como jornalista em todo o Estado do Sergipe.

A decisão foi dada pelo juiz Luiz Manoel Andrade Meneses, da 2ª Vara do Trabalho de Sergipe. Cabe recurso. A determinação pode servir de exemplo para que outras instâncias da Justiça Trabalhista e de outros Estados sigam a mesma resolução.

Segundo o juiz, o cinegrafista ou repórter-cinematográfico difere do "operador de câmera" exatamente porque o operador se limitaria a registrar a imagem como um mero acompanhante do jornalista. O repórter-cinematográfico, contudo, tem um caráter intelectual, em contraposição ao trabalho técnico do operador.

Por essa definição, Meneses entendeu como correta a petição do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe em pedir a classificação de repórteres-cinematográficos como jornalistas.
As empresas de comunicação do Sergipe têm 30 dias para se adequar à decisão. Caso não se adaptem, receberão uma multa de R$ 100 por cinegrafista que não for regulamentado como jornalista.

Nenhum comentário: