terça-feira, junho 24, 2008

TV BRASIL

Um artigo interessante e muito bom. Por isso decidi reproduzi-lo. Leia e deixe sua opinião.

Em meio a crise, TV Brasil transmite arraiá!

Fica até sem graça criticar a TV que ninguém vê. O telespectador brasileiro que não é bobo continua ignorando a TV do governo. Não participa nem se interessa pela sua existência, programação e muito menos pela sua gestão.

O público não prestigia a TV Brasil. Até agora, sua programação não passa de colcha de retalhos com produtos requentados da velha TVE e da TV Cultura de São Paulo. A TV Brasil continua sendo “promessa” de bons programas.

Mas apesar da falta de novidades na programação, a TV Brasil se tornou a alegria dos jornalistas. Tornou-se fonte inesgotável de... más notícias. Não faz sucesso, mas se tornou uma “sucessão” de denúncias, acusações e boas manchetes:

Orlando Senna, diretor-geral da TV Brasil pede demissão.
Orlando Senna deixa TV Brasil e critica Tereza Cruvinel.
"É uma estrutura engessante", afirmou Senna.
O que motivou a saída de diretores.

Divergências no modelo de rede da TV Brasil motivaram saída de diretores.
Segundo matéria divulgada pelo Observatório da imprensa, “surgiram duas grandes vertentes na condução das emissoras, em especial da TV Brasil, com o grupo do ministro Martins mais voltado ao jornalismo e a corrente do Ministério da Cultura focada na produção audiovisual...O equilíbrio delicado entre os dois grupos foi marcado por conflitos freqüentes que dificultaram os primeiros passos da recém-criada empresa, da montagem da equipe à definição da grade de programação”.

Enquanto isso, outro grupo, de advogados, denunciava...

OAB acusa TV Brasil de censura por cancelar programa

Mas, nas últimas horas, houve uma reviravolta surpreendente nesta novela:

OAB reconhece mal-entendido com TV Brasil

Mas, como em toda novela, teve surpresa e final feliz. Apesar de haver uma rede de TV da Justiça, igualmente paga pelos nossos impostos, é anunciado que...

TV Brasil terá novo programa sobre temas jurídicos

“A responsabilidade editorial será da TV Brasil, diferente do que acontecia no “Direito em debate”, onde a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro, era a responsável.”
Tudo a ver!

A empresa de comunicação do governo continua rendendo boas manchetes. Mas todas essas denúncias e acusações devem fazer parte de conluio ou “perseguição” da grande mídia capitalista contra essa iniciativa tão importante para o governo. Os grandes jornais e redes de TV brasileiras devem estar temerosos, se sentindo ameaçados e provavelmente estão “boicotando” a nova emissora.

“Arraiá” BrasilEnquanto isso, em meio à crise de poder, programação e gestão, ao invés de debater seus problemas de maneira pública e transparente, a TV Brasil prefere ignorar a realidade e ... comemorar as festa juninas:

TV Brasil estréia programação em rede com São João.

“A partir das 22h de sexta-feira (20/06) a TV Brasil fará sua primeira cobertura em rede nacional. O programa Arraial Brasil vai mostrar festas juninas”.
Tudo a ver!

Pobre Brasil
A transmissão ao vivo e em rede das festas juninas do nordeste pode não ter encantado o telespectador brasileiro. Foi muito pobre e precária. Um festival de péssimas imagens, som inaudível e repórteres que entravam no ar com problemas técnicos, sem saber o que fazer e dizer. Um show de amadorismo onde ficava evidente a pressa, a falta de planejamento, preparação e principalmente, a falta de direção. O Arraial Brasil foi demonstração evidente de como não se deve fazer TV em pleno século XXI.

Não foi sucesso de crítica nem obteve bons índices de audiência. Mas deve ter alcançado seus objetivos. Mesmo com tantas falhas, a cobertura deve ter agradado aos donos do poder. Principalmente, ao presidente da república. No domingo da TV Brasil, não houve espaço para denúncias, críticas ou más notícias. Tudo era festa.

Enquanto isso, nas outras redes de TV, assistíamos a diversas reportagens e ainda mais denúncias sobre o envolvimento do exército brasileiro na morte dos moradores do morro da Providência, chacina em Duque de Caxias, escândalo no futebol e tantas outras más notícias que insistem em incomodar nossos governantes.

Há seis meses no ar, a TV Brasil confirma as piores previsões para o presente e o futuro. Continua sem programação original e é ignorada pelo público. Após mais de seis meses de ar, em pleno mês de junho, se tornou uma fogueira de vaidades políticas.
Tem de tudo na TV Brasil. Menos TV de verdade.

Pobre Brasil!
(*) É jornalista, professor de jornalismo da UERJ e professor visitante da Rutgers, The State University of New Jersey. Fez mestrado em Antropologia pela London School of Economics, doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ e pós-doutorado em Novas Tecnologias na Rutgers University. Atualmente, faz nova pesquisa de pós-doutorado em Antropologia no PPGAS do Museu Nacional da UFRJ sobre a "Construção da Imagem do Brasil no Exterior pelas agências e correspondentes internacionais". Trabalhou na Rede Globo no Rio de Janeiro e no escritório da TV Globo em Londres. Foi correspondente na América Latina para as agências internacionais de notícias para TV, UPITN e WTN. É responsável pela implantação da TV UERJ online, a primeira TV universitária brasileira com programação regular e ao vivo na Internet. Este projeto recebeu a Prêmio Luiz Beltrão da INTERCOM em 2002 e menção honrosa no Prêmio Top Com Awards de 2007. Autor de diversos livros, a destacar "Telejornalismo, Internet e Guerrilha Tecnológica", "O Poder das Imagens" da Editora Livraria Ciência Moderna e o recém-lançado "Antimanual de Jornalismo e Comunicação" pela Editora SENAC, São Paulo. É torcedor do Flamengo e ainda adora televisão.
Fonte: comunique-se.com.br

Nenhum comentário: