Ótima matéria realizada sobre o desafio e a luta destes batalhadores em defesa de nossa cultura. A reportagem foi feita pelo jornalista Ismael Machado para o Diário do Pará.
Veja a matéria.
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Passa pouco das 19h quando a van que transporta aproximadamente 15 pessoas atola numa área invadida pela cheia do rio Beni, a menos de 100 metros do local onde a balsa espera para a travessia. É só depois de meia hora que o veículo consegue ser retirado, embarcado na balsa e seguir viagem pelas estradas bolivianas.

No próximo dia 29, a equipe rondoniense chega a Belém. Na aventura itinerante, a primeira escala foi no chamado Baixo Madeira, ao longo do maior afluente à esquerda do rio Amazonas, no barco "Deus é amor". Durante uma semana a equipe percorreu comunidades ribeirinhas exibindo filmes nos distritos de São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação. São comunidades pobres, com uma população que jamais havia ido ao cinema. Em alguns locais, nem energia elétrica havia.

"A gente pôde presenciar, registrar e sentir na pele os problemas que os ribeirinhos enfrentam todos os anos como `a cheia' que para eles é natural, e o conseqüente aumento nos problemas de saúde dos moradores destas comunidades por causa da cheia do Rio Madeira", diz Jurandir Costa, um dos coordenadores do Festcine. Videomaker e documentarista há mais de 10 anos, Jurandir é um cearense apaixonado por Rondônia. Ao lado de Carlos Levy e Fernanda Kopanakis, idealizou o festival, que já entrou para o calendário cultural de Porto Velho.


Em Guajará-Mirim, fronteira Brasil-Bolívia, o documentário dinamarquês A Ferrovia do Diabo foi uma das atrações mais aguardadas pelo público do município. Isso porque a história da estrada de ferro está diretamente ligada à estrada de ferro Madeira-Mamoré construída entre 1907 e 1912 para ligar Porto Velho a Guajará-Mirim, no atual estado de Rondônia. "Ficou conhecida à época como a `Ferrovia do Diabo' devido às milhares de mortes de trabalhadores ocorridas durante a sua construção motivadas por doenças tropicais. Reza a lenda que cada um de seus dormentes existia um cadáver", diz Carlos Levy.

A Ferrovia foi construída para facilitar o transporte de borracha. Em agosto de 1907 a ferrovia foi encampada pelo megaempresário estadunidense Percival Farquhar. O último trecho da ferrovia foi finalmente inaugurado em 30 de abril de 1912, ocasião em que se registrou a chegada da primeira composição à cidade de Guajará-Mirim, fundada nessa mesma data. Já do outro lado da fronteira, a equipe enfrentou diversos contratempos. Cheias de rio, barreiras policiais e estradas de terra foram comuns. Em Guayaramerin, primeira parada, foram exibidas produções brasileiras com legendas em espanhol no Palácio Del La Cultura.

Fernanda Kopanakis
"Esta ação cultural é uma tentativa de aproximação das culturas brasileira e boliviana. Poderíamos manter mais contatos com nossos irmãos bolivianos, pois esta integração é necessária para ajudar a encontrar soluções e resolver nossos problemas de fronteira", disse Fernanda Kopanakis.
"Esta ação cultural é uma tentativa de aproximação das culturas brasileira e boliviana. Poderíamos manter mais contatos com nossos irmãos bolivianos, pois esta integração é necessária para ajudar a encontrar soluções e resolver nossos problemas de fronteira", disse Fernanda Kopanakis.



O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.
Fonte: Diário do Pará
Autor: Ismael Machado
Fotos: Bethoven Delano
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